2009-01-29

worksharing monitor

Para os clientes de subscrição, a Autodesk disponibiliza o Worksharing Monitor, que facilita o trabalho em ambiente de colaboração com worksets, nomeadamente pela adição de funcionalidades que se calhar deveriam ser nativas, mas infelizmente (ainda) não são.















Com o worksharing monitor, os utilizadores podem obter informação acerca do seguinte:

- Quem está actualmente a trabalhar no projecto
- A minha cópia local do projecto está actualizada?
- Quando terminará a minha operação de 'save to central'?
- Os meus pedidos de empréstimo de worksets foram aceites?
- Que questões estarão a interferir com o meu trabalho num projecto?

Note ainda que o Worksharing Monitor não funciona com projectos em que não tenham sido activados os worksets.

É ainda disponibilizada uma útil ferramenta de análise da performance do sistema, que disponibiliza informação acerca da memória virtual do Revit, da memória física do sistema, e da utilização do processador e do espaço em disco.

2009-01-27

bridge toolkit para revit structure 2009

Lançado no Autodesk Subscription em 21 de Janeiro de 2009, O Bridge Toolkit para Revit Structure 2009 disponibiliza informação, ferramentas, conteúdos e dados que melhoram o projecto de infra-estruturas relacionadas com o fabrico de pontes.

Download gratuito para clientes do Programa de Subscrições Autodesk. O que é o Autodesk Subscription?

utilização de pormenores de cad

As bibliotecas de pormenores tipo existentes no formato DWG, que os gabinetes foram mantendo ao longo dos (longos) anos de trabalho com AutoCAD, não têm necessariamente de ser descartadas porque se mudou de plataforma de trabalho (para Revit, claro).

Se são pormenores tipo, são desenhos cuja utilização se repete em variadíssimos projectos, uma mais valia que podemos utilizar sempre. Mesmo que isso signifique fazer uso de desenhos vectoriais em modelos de Revit. Não precisamos de inventar a roda sempre que pormenorizamos...

As drafting views são vistas que não têm ligação directa ao modelo integrado de informação do Revit, ou seja, não são uma representação directa da base de dados deste, como as vistas 3D ou as plantas, cortes ou alçados tradicionais. Podemos então utilizá-las para alojar desenhos de CAD que importamos directamente para as mesmas.

A gestão de layers (visibilidade e restantes propriedades, como a cor ou o estilo de linha) faz-se da forma tradicional no Revit, recorrendo ao controle de Visibility/Graphics Overrides (atalho VG). Está ainda prevista a edição da escala das vistas, pelo que tudo fica debaixo do nosso controle.

Note-se que na nossa opinião não é um bom procedimento a pormenorização a partir de elementos de tipo model existentes no projecto. Devemos medir sempre a necessidade que temos de modelar aquilo que vai estar na origem de desenhos de pormenor, eventualmente visíveis numa vista apenas, e quando assim sem necessidade de possuirem uma grande quantidade de geometria a pesar no modelo.

Tenha ainda em atenção que os desenhos de CAD a utilizar em Revit devem ser limpos de todos os elementos de que não se necessite (layers, geometria não utilizável, etc). Aconselha-se ainda a utilizar o purge para libertá-lo de elementos desnecessários.

Vídeo disponível: drafting_views

2009-01-23

3d/2d sharenow add-in

O Project Freewheel é ainda um projecto experimental (add-in que permite a publicação de conteúdos a partir de Revit, AutoCAD, Inventor, Inventor LT ou Design Review num servidor da Autodesk - Project Freewhell Server).

Com um clique no ícone do Sharenow, os seus desenhos ou os seus modelos ficam disponíveis para visualização (via formato DWF), sem requererem instalação de qualquer aplicação - basta copiar e colar um endereço num web browser - e acessíveis a partir de plataformas variadas, como Microsoft Windows, Apple Macintosh OSX ou Linux.

Os conteúdos podem ser visualizados em qualquer plataforma (pc, mac, pda, etc) que tenha disponível um browser compatível e uma ligação à internet.

Mais informação e downloads em http://labs.autodesk.com/utilities/ShareNow/

pequeno exemplo de construção de famílias

Publicamos aqui um vídeo que serve de exemplo da maioria das funcionalidades associadas à construção de objectos paramétricos - a construção de uma porta simples, de uma folha.
Contém exemplos de criação de parâmetros de dimensionamento e de gestão de materiais dos diversos componentes. Demonstra-se ainda a utilização de algumas das ferramentas de modelação de sólidos (e de voids), de categorização dos vários componentes, de utilização de nested families (no caso os puxadores) e da criação de tipos.

Ficamos à espera de alguns comentários e sugestões.

Nota: O vídeo não tem som. Para já prevê-se a utilização de uma de duas soluções: ou a introdução de comentários sonoros, ou de legendas explicativas. Esperam-se comentários.

Vídeo disponível: construção_de_uma_porta

2009-01-21

model performance technical note

A Autodesk disponibiliza um documento de grande utilidade, para quem tiver preocupações (todos nós?) com questões relacionadas com performance e boas práticas. A não perder.

Disponível em http://images.autodesk.com/adsk/files/revit_platform_2009_model_performance_technical_note.pdf

worksets e usernames

Por vezes acontece abrirmos um ficheiro estruturado em worksets, e lá está: ao tentarmos abri-lo com um utilizador diferente do que lhe estava atribuído, somos brindados com a mensagem The project cannot be saved because the username you are using is not the same as the user who created the Local File. Please go to the File menu's Worksets dialog for more information. E não podemos gravá-lo.

A solução é muito simples: No menu Settings, escolha Options e altere na caixa Username o nome do utilizador para o que for necessário para gravar o respectivo ficheiro.

Aliás, aqui esta funcionalidade dá um jeito enorme. O problema é que também se conclui que qualquer pessoa mal intencionada pode fazê-lo, e alterar um ficheiro que não lhe pertença em nome do seu real utilizador...

2009-01-16

autodesk seek e revit web content library

O Autodesk Seek é uma base de dados de objectos de utilização livre, cujos ficheiros podem ser utilizados em projecto usando-se a técnica de i-drop (que permite arrastar e largar directamente um elemento para um projecto aberto na aplicação). Com objectos disponíveis nos formatos DWG, DWF, DWG, DXF, GSM, LCF, PDF, RFA, RVG, RVT, SKP e ZIP, está disponível em http://seek.autodesk.com/.

Por outro lado, e falo deste porque me apercebo do desconhecimento de grande parte dos utilizadores, está ainda disponível a Revit Web Content Library em http://revit.autodesk.com/library/html/, o primeiro (e até inícios de 2008 o único) site oficial da Autodesk com conteúdos de Revit.

2009-01-08

acertar norte real por um dwg

Ok, inúmeras vezes me vejo confrontado com esta questão, que consiste nos procedimentos necessários para acertar o True North de um projecto pela orientação de um edifício definida num ficheiro DWG.

Como é sabido, o Revit permite trabalhar com duas orientações das plantas, uma ortogonal, mais confortável para um trabalho quotidiano (a do Project North) e outra que reflecte a orientação real de um projecto (a utilizar numa planta de implantação, por exemplo - True North).

Quando importamos um ficheiro de AutoCAD que já esteja orientado correctamente, este fica com esta orientação nas plantas onde normalmente temos aplicado o norte de projecto. O problema é que, se a seguir definirmos a rotação deste, para reflectir a orientação real, o DWG vai rodar também, passando a apresentar uma rotação com o dobro do valor da que realmente tem.

A solução do problema é muito fácil. Siga os passos e vai ver que corre tudo bem:

1. No seu projecto, assegure-se que, nas View Properties, no parâmetro Orientation, tem seleccionada a opção Project North;

2. Importe o ficheiro de CAD para o seu projecto. A orientação deste já reflecte o posicionamento real do edifício;



3. Agora utilize um plano de referência, colocado horizontalmente, desenhado a partir de um ponto de rotação conveniente;



4. Defina o norte real: no menu Tools, escolha Project Position > Orientation > Rotate True North;

5. Rode o norte real com base no tal ponto de rotação que escolheu na colocação do plano de referência (ponto 3). A planta apresenta agora a rotação do DWG como quando foi originalmente importado. O problema é que este também rodou, passando a estar ortogonal;



6. Ok, para que este seja coincidente com a orientação do agora rodado plano de referência, só tem de rodar o DWG no sentido inverso, utilizando sempre o ponto de rotação atrás descrito.


* Se quiser pode alternar entre a aplicação do norte de projecto e do norte real, através das View Properties (parâmetro Orientation). O norte real só se define uma vez, ficando a partir daí disponível em todas as plantas.

copiar famílias de sistema entre projectos

As famílias de sistema não têm obrigatoriamente que estar (todas) definidas em ficheiros de template.
Já que não podem ser guardadas em ficheiros de família de elementos (*.rfa), podemos utilizar a funcionalidade Transfer Project Standards para copiá-las entre dois ficheiros de projecto abertos:

Menu File > Transfer Project Standards...



















Vídeo disponível: transfer_project_standards

2009-01-07

daylighting

Na execução de renderings de interiores, iluminados exclusivamente a partir da luz solar (na configuração do rendering o 'Lighting' deve apontar para 'Interior: Sun only' ou 'Interior: Sun and Artificial'), pode configurar-se a utilização de daylight portals, que estão desligados por defeito. Estes melhoram a qualidade da imagem final, embora façam aumentar bastante o tempo de rendering.

Para activar a utilização dos daylight portals, em 'Quality' deve escolher-se 'Edit' e na caixa 'Render Quality Settings' utilizar o botão 'Copy to Custom' para copiar e posteriormente editar as configurações (read only) definidas na lista à esquerda deste.

Agora que temos a possibilidade de configurar a qualidade de rendering, podemos definir as 'Daylight Portal Options', onde pode ser activada a utilização de janelas, portas ou curtain walls como elementos de daylight, melhorando a qualidade da luz que brilha através dos mesmos.

imagem renderizada sem dayligth portals







a mesma imagem com as curtain walls definidas como daylight portals


ok, de facto as imagens estão muito parecidas, o tamanho e a qualidade também não são os mais adequados... são os constrangimentos de duas renderizações executadas em cima do joelho :-)