2009-04-23

parametrizar o material de faces de elementos

Pois é, as faces dos elementos também podem ter o respectivo material parametrizado, desobedecendo àquela que for a configuração para o sólido de que façam parte.

- Primeiro criamos o objecto e aplicamos um parâmetro que permita controlar o material;

- Depois criamos um parâmetro que permitirá configurar o material da face em questão (separador Modify > botão Types);

- Agora no mesmo separador, premimos o botão Paint. Nas opções seleccionamos o parâmetro do material criado para a face e aplicamo-lo a esta, com um clique.

E pronto. Se carregar o objecto para um projecto vai ver que este já possui dois parâmetros: o que controla o respectivo material e o que controla o material da face.


2009-04-16

revit new user interface tour

Já agora, se pretender ficar com uma ideia da nova interface, veja o Revit New User Interface Tour.

revit 2010 agora para todos...

Estão finalmente disponíveis para download as versões 2010 do Revit Architecture, Revit Structure e Revit MEP.

Agora com um ficheiro de instalação único para as versões standalone e suite (versões de 32 e de 64 bits), tem o download e as actualizações facilitados. De qualquer modo pode sempre fazê-lo a partir de:

revit architecture 2010 (1,41 GB)

revit structure 2010 (1,8 GB)

revit mep 2010 (1,6 GB)

2009-04-08

revit 2010 disponível para download

Os clientes de subscrição já podem descarregar a última versão do software, disponível no Autodesk Subscription.

Procurem bem, que está lá na zona de downloads...

2009-04-07

topografia, fases e pads

O trabalho com fases de projecto e elementos topográficos pressupõe que estes venham a sofrer alterações em função do projecto, pelo que se exige a utilização das graded regions, que são o resultado da cópia de um elemento topográfico a que é atribuída uma fase de construção mais recente do que a da primeira.

Se as alterações desejadas nos elementos topográficos forem o resultado da utilização de pads, e se por algum motivo tivermos tido necessidade de manipular a topografia pela edição dos seus pontos, podemos ficar, no caso de desejarmos restaurar a topografia original, com algum receio de perder os pads já definidos.

Pois bem, e simplesmente copiarmos os pads para o clipboard? Depois, apagamos a topografia de que não precisamos e criamos uma nova a partir da original (design bar > Site > Graded Region). Para terminar, um simples paste dos pads à posição original, e temos tudo direitinho, sem qualquer problema.


... já agora, um abraço ao David Moreira, que me colocou o problema e testou a solução.

siscad open doors em abril

A Siscad - Tecnologias da Informação, Lda., vai estar de portas abertas no dia 30 de Abril, numa sessão contínua que decorrerá entre as 10h e as 22h - O Siscad Open Doors [BIM] - para poder experimentar os novos Revit Architecture 2010 e Revit Structure 2010.

O visitante terá à disposição postos de trabalho, a equipa da Siscad, pronta para lhe prestar todo o apoio necessário, e ainda a possibilidade de assistir, a cada 2 horas, a apresentações destes produtos.

A participação é gratuita, embora sujeita a inscrição.

Mais informações em www.siscad.pt