2009-11-27

preview de ficheiros em windows vista ou 7

Quando acontecer não se pré-visualizar ficheiros na abertura dos mesmos, ou no carregamento de uma família para um projecto, a solução pode passar por uma configuração simples do sistema operativo:

- Com um clique do botão direito do rato em Computer, escolher Properties;
- Na barra lateral escolher Advanced system settings;
- No separador Advanced, em Performance, premir o botão Settings;
- Activar a opção Show thumbnails instead of icons;
- Fechar as caixas todas com OK.

Este não é propriamente um problema, mas tem tirado o sono a muitos utilizadores...

2009-11-16

outro olhar sobre a subscription pack

Algumas das funcionalidades introduzidas com o Revit Architecture 2010 Subscription Pack incluem:

Edição de keyboard Shortcuts: Agora possível sem necessidade de edição manual de um ficheiro de texto perdido algures pela pasta do programa, os atalhos de teclado podem agora ser geridos a partir de R>Options>General (com o botão Customize... na zona inferior da caixa de opções). Deixa de ser necessário abrir de novo o programa para que as alterações tenham efeito.

Coping: Esta funcionalidade, importada directamente do Revit Structure, permite gerir a forma como os elementos estruturais metálicos interferem (menu Modify>Coping). Personalizam-se ainda com o parâmetro Coping Distance, agora também disponível nas propriedades destes elementos.

Convert Line Types: Muito boa, a possibilidade de (finalmente) transformar linhas model em detail lines, e vice-versa. Disponível com a selecção destes elementos (botão Convert Lines).

Slanted Structural Columns: Se se aceder às propriedades de pilares metálicos, passa a estar disponível o parâmetro Column Style, que controla a não verticalidade destes elementos, passando a poder manipular-se os mesmos mais livre e intuitivamente.

Curved Beams: Para execução de vigas não lineares, ou curvas.

2009-11-12

revit 2010 subscription release pack

Estão já disponíveis para clientes do Programa de Subscrições os Autodesk Revit 2010 Subscription Release Packs (para Arquitectura, Estruturas e MEP), com novidades, no que diz respeito à versão do programa para arquitectura, ao nível da user interface, da modelação de elementos estruturais, da performance e dos elementos de anotação.

Para downloads e mais informações, aceda a http://subscription.autodesk.com.

2009-11-09

revit architecture 2010 wish list

Ainda vão a tempo de fazer os pedidos de Natal à Autodesk. A Revit Architecture Wish List Ballot, da AUGI (Autodesk Users Group International) ainda está aberta, até 29 de Novembro.

Link (disponível possibilidade de voto para utilizadores registados) aqui.

2009-11-04

ajustar section box aos limites de uma vista existente

Por vezes o ajuste de uma section box, em axonometria, pode ser um processo um pouco trabalhoso, por se estar a trabalhar numa vista 3D, e portanto cada uma das suas faces ter eventualmente de ser manipulada individualmente, e porque o facto de se estar a trabalhar numa vista deste tipo às vezes engana, obtendo-se resultados que não são os esperados.

Quando assim for, pode definir-se, por exemplo em planta, uma nova vista de tipo corte, e posteriormente orientar a section box para essa vista.

O procedimento é o seguinte:

- Criar numa planta uma nova section;

- Definir os limites desta, ajustando os grips azuis (triangulares) disponibilizados quando se selecciona a linha do corte;

- Tornar corrente a axonometria;

- Aproximar o cursor do View Cube e, na lista disponibilizada no canto inferior direito desta (uma pequena seta apontada para baixo), escolher Orient to View > Sections > [nome do corte]. O resultado é a orientação da axonometria para a secção seleccionada, podendo esta vista ser posteriormente rodada de modo a escolher-se a visualização que se pretenda, mas com a vantagem adicional de os limites da section box estarem agora coincidentes com os definidos para o corte.