2009-01-07

daylighting

Na execução de renderings de interiores, iluminados exclusivamente a partir da luz solar (na configuração do rendering o 'Lighting' deve apontar para 'Interior: Sun only' ou 'Interior: Sun and Artificial'), pode configurar-se a utilização de daylight portals, que estão desligados por defeito. Estes melhoram a qualidade da imagem final, embora façam aumentar bastante o tempo de rendering.

Para activar a utilização dos daylight portals, em 'Quality' deve escolher-se 'Edit' e na caixa 'Render Quality Settings' utilizar o botão 'Copy to Custom' para copiar e posteriormente editar as configurações (read only) definidas na lista à esquerda deste.

Agora que temos a possibilidade de configurar a qualidade de rendering, podemos definir as 'Daylight Portal Options', onde pode ser activada a utilização de janelas, portas ou curtain walls como elementos de daylight, melhorando a qualidade da luz que brilha através dos mesmos.

imagem renderizada sem dayligth portals







a mesma imagem com as curtain walls definidas como daylight portals


ok, de facto as imagens estão muito parecidas, o tamanho e a qualidade também não são os mais adequados... são os constrangimentos de duas renderizações executadas em cima do joelho :-)

Sem comentários: