2009-01-27

utilização de pormenores de cad

As bibliotecas de pormenores tipo existentes no formato DWG, que os gabinetes foram mantendo ao longo dos (longos) anos de trabalho com AutoCAD, não têm necessariamente de ser descartadas porque se mudou de plataforma de trabalho (para Revit, claro).

Se são pormenores tipo, são desenhos cuja utilização se repete em variadíssimos projectos, uma mais valia que podemos utilizar sempre. Mesmo que isso signifique fazer uso de desenhos vectoriais em modelos de Revit. Não precisamos de inventar a roda sempre que pormenorizamos...

As drafting views são vistas que não têm ligação directa ao modelo integrado de informação do Revit, ou seja, não são uma representação directa da base de dados deste, como as vistas 3D ou as plantas, cortes ou alçados tradicionais. Podemos então utilizá-las para alojar desenhos de CAD que importamos directamente para as mesmas.

A gestão de layers (visibilidade e restantes propriedades, como a cor ou o estilo de linha) faz-se da forma tradicional no Revit, recorrendo ao controle de Visibility/Graphics Overrides (atalho VG). Está ainda prevista a edição da escala das vistas, pelo que tudo fica debaixo do nosso controle.

Note-se que na nossa opinião não é um bom procedimento a pormenorização a partir de elementos de tipo model existentes no projecto. Devemos medir sempre a necessidade que temos de modelar aquilo que vai estar na origem de desenhos de pormenor, eventualmente visíveis numa vista apenas, e quando assim sem necessidade de possuirem uma grande quantidade de geometria a pesar no modelo.

Tenha ainda em atenção que os desenhos de CAD a utilizar em Revit devem ser limpos de todos os elementos de que não se necessite (layers, geometria não utilizável, etc). Aconselha-se ainda a utilizar o purge para libertá-lo de elementos desnecessários.

Vídeo disponível: drafting_views

Sem comentários: