2009-11-04

ajustar section box aos limites de uma vista existente

Por vezes o ajuste de uma section box, em axonometria, pode ser um processo um pouco trabalhoso, por se estar a trabalhar numa vista 3D, e portanto cada uma das suas faces ter eventualmente de ser manipulada individualmente, e porque o facto de se estar a trabalhar numa vista deste tipo às vezes engana, obtendo-se resultados que não são os esperados.

Quando assim for, pode definir-se, por exemplo em planta, uma nova vista de tipo corte, e posteriormente orientar a section box para essa vista.

O procedimento é o seguinte:

- Criar numa planta uma nova section;

- Definir os limites desta, ajustando os grips azuis (triangulares) disponibilizados quando se selecciona a linha do corte;

- Tornar corrente a axonometria;

- Aproximar o cursor do View Cube e, na lista disponibilizada no canto inferior direito desta (uma pequena seta apontada para baixo), escolher Orient to View > Sections > [nome do corte]. O resultado é a orientação da axonometria para a secção seleccionada, podendo esta vista ser posteriormente rodada de modo a escolher-se a visualização que se pretenda, mas com a vantagem adicional de os limites da section box estarem agora coincidentes com os definidos para o corte.






Sem comentários: